Maracatu Coração Nazareno

Resgata a cultura do folguedo popular mais conhecido no Brasil "O Maracatu Rural". O Maracatu Corção Nazareno, foi fundado em 2004, na categoria Baque Solto é o único do Brasil formado unicamente por mulheres, conta com a participação de 72 mulheres ente crianças, adolescentes, jovens, mães das meninas e sócias atendidas pela instituição. É através da expressão cultural do maracatu que as mulheres do município de Nazaré da Mata têm oportunidade de garantir a continuidade desse folguedo popular para novas gerações, além de estar possibilitando a formação de agentes culturais.

Através das oficinas de artes as crianças e adolescentes, jovens e mulheres da AMUNAM confeccionam toda a indumentária e adornos necessários para o desfile do maracatu. Ao pregar às lantejoulas as mulheres discutem os motes a serem cantados nas apresentações. As principais temáticas escolhidas são loas que levem ao público refletir através de versos que falem de cidadania, gênero e violência.

O Maracatu Coração Nazareno é umas das formas que a AMUNAM encontrou para levar a delicadeza, a leveza, feminilidade e a fortaleza da mulher a um ambiente formado prioritariamente por homens. Com atuação através destes projetos sociais temos conseguido minimizar os índices de violência sexual e doméstica, drogas, prostituição infanto-juvenil, além de incentivar o vínculo familiar estimulando a formação de cidadãs com consciência crítica para a discussão de políticas públicas.

Jornal Mulher Cidadã nº 30
Amunam - Associação das Mulheres de Nazaré da Mata
Rua Cel. Manoel Inácio, 129, Centro - Nazaré da Mata-PE, CEP: 55800-000, Fone: (81)3633-1008