Programas e Projetos

Os projetos em desenvolvimento são os meios pelos quais a Amunam executa suas Ações e Atividades, buscando o alcance de seus objetivos e metas, no campo das relações de Gênero, Direitos Humanos e Cultura Popular.

Conheça o leque de projetos da Amunam. De uma forma ou de outra, você vai se identificar com um deles – e participar como beneficiada(o) ou colaborador(a).

PROGRAMA DIREITO E CIDADANIA

Voltado para comportar projetos e ações que promovam a garantia dos direitos e o fortalecimento no exercício de cidadania, no sentido de atender as demandas e contribuir para os objetivos estratégicos da Amunam.

• Projeto Exercitando a Cidadania

Este projeto nasce com a própria instituição em 1988, com o objetivo de fortalecer as mulheres como cidadãs de direito a fim de conquistar seu lugar ativo e propositivo no enfrentamento da violência doméstica, na participação nos espaços públicos e privados, que favoreçam a discussão, construção, decisão e implementação de políticas públicas para a equidade do gênero.

• Projeto Dando a Volta por Cima

Atende crianças e adolescentes meninas e meninos que vivem em situação de risco e vulnerabilidade socioeconômica, que estudam prioritariamente na Rede Pública de Ensino. Portanto, uma ação visando à cidadania plena.

A instituição desenha e executa o Projeto, oferecendo oficinas de ética e Cidadania, Leitura, Sexualidade e Meio Ambiente; e atividades voltadas para o lazer, esporte, cultura e informática.

Mantém uma Biblioteca, que atende as crianças e adolescentes participantes nas diversas atividades da Instituição, e está aberta ao público para realização de pesquisas e acesso ao acervo literário.

PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Voltado para uma comunicação social em rede, através de várias mídias, acompanhando as exigências contemporâneas de articulação, fazendo uma correlação do local com o global, envolvendo, disseminando informações e mobilizando a comunidade. A dimensão de direitos e cidadania, também está nos pilares deste programa.

• Projeto Rádio Alternativa FM

A Rádio Comunitária Alternativa FM, foi fundada em 8 de março de 2003, estimula e contribui para o desenvolvimento humano e social, através da veiculação de programas jornalísticos sociais, culturais, musicais, de entretenimento e informativos, produzidos e apresentados por comunicadoras/es sociais, servindo de laboratório para jovens da comunidade.

• Redes Sociais

Várias mídias são utilizadas para comunicar as ações, realizações e informar o público sobre nossas atividades e serviços:

• Site: www.amunam.org.br
• Blog: www.alternativafmamunam.blogspot.com.br
• Youtube: https://www.youtube.com/user/amunam2011/videos
• Facebook: https://www.facebook.com/radioalternativafmamunam

PONTO DE CULTURA AMUNAM

Trabalha pela preservação, registro continuado, manutenção, memória, sustentabilidade, educação continuada, participação política, autonomia, geração de renda, empoderamento e protagonismo das mulheres, de uma das mais importantes matrizes culturais do Brasil, o Maracatu Rural, especialmente o Maracatu Feminino de Baque Solto Coração Nazareno, o Grupo Cultural Feminino Flores do Coco.

Resgata a cultura do folguedo popular mais conhecido no Brasil "O Maracatu Rural". O Maracatu Coração Nazareno, foi fundado em 8 de março de 2004, na categoria Baque Solto é o único do Brasil e do mundo formado unicamente por mulheres, conta com a participação de 72 mulheres ente crianças, adolescentes, jovens, mães das meninas e mulheres atendidas pela instituição. É através da expressão cultural do maracatu que as mulheres do município de Nazaré da Mata têm oportunidade de garantir a seu protagonismo e continuidade desse folguedo popular para novas gerações, além de estar possibilitando a formação de agentes culturais.

Através das oficinas de artes as crianças e adolescentes, jovens e mulheres da AMUNAM confeccionam toda a indumentária e adornos necessários para o desfile do maracatu. Ao pregar às lantejoulas as mulheres discutem os motes a serem cantados nas apresentações. As principais temáticas escolhidas são loas que levem ao público refletir através de versos que falem de cidadania, gênero, violência e protagonismo feminino.

O Maracatu Coração Nazareno é umas das formas que a AMUNAM encontrou para levar a delicadeza, a leveza, feminilidade e a fortaleza da mulher a um ambiente formado prioritariamente por homens. Com atuação através destes projetos sociais temos conseguido minimizar os índices de violência sexual e doméstica, drogas, prostituição infanto-juvenil, além de incentivar o vínculo familiar estimulando a formação de cidadãs com consciência crítica para a discussão de políticas públicas.

Conheça nossos projetos!
Junte-se a nós!
Faça sua doação!
PIX: 12.813.226/0001-90
Jornal Mulher Cidadã nº 30

Selo Cultura Viva
Siga a Amunam nas
Redes Sociais
Amunam - Associação das Mulheres de Nazaré da Mata - CNPJ: 12.813.226/0001-90
Rua Cel. Manoel Inácio, 129, Centro - Nazaré da Mata-PE, CEP: 55800-000, Fone: (81)3633-1008
E-mail: amunam1988@gmail.com