Nossa História

Uma história escrita a muitas mãos. Ou melhor, a muitos corações. Desde a ideia até a primeira realização, a Amunam escreve sua história com lutas e conquistas de mulheres diferentes, mas com a mesma determinação. Conheça o resumo da história dessa associação que não semeou a força nas mulheres (todas já tinham!), mas regou e cuidou da semente para que germinasse e crescesse, até dar frutos.

A Instituição foi concebida num espaço de discussão política, reivindicação de direitos e formulação de propostas coletivas: no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em número menor, as mulheres trabalhadoras rurais faziam o papel de ouvinte e não tinham direitos de expor suas ideias. Sem oportunidade de assumir ativamente seu papel, começaram se reunir paralelamente aos homens.

Os encontros "clandestinos" aconteciam nas comunidades. A mobilização das 19 mulheres fundadoras ganhou força e se estruturou enquanto grupo, formando a Associação das Mulheres de Nazaré da Mata – Amunam. Nascia aí a entidade representativa das mulheres nazarenas, como organização não governamental.

Reconhecida de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, a Amunam foi fundada em 23 de janeiro de 1988, sendo detentora de reconhecimento que foi conquistado pela forma de atuar junto às mulheres e suas famílias. Gênero, raça/etnia, feminismo, educação sexual, enfrentamento da violência contra a mulher, governança, políticas públicas, educação ambiental, cidadania, geração de renda, comunicação e cultura trouxeram à Amunam uma marca sobre o seu papel de mobilizar a sociedade pela inclusão social das mulheres e seus familiares: na sociedade e nos espaços de discussão e decisão de políticas públicas.

Todo esse trabalho rendeu à Instituição o reconhecimento público como instituição séria e organizada, promotora de desenvolvimento socioeconômico, com a preocupação de registrar suas ações e aplicação de investimentos financeiros de forma transparente, disponibilizando os últimos balanços patrimoniais.

Conheça nossos projetos!
Junte-se a nós!
Faça sua doação!
PIX: 12.813.226/0001-90
Jornal Mulher Cidadã nº 30

Selo Cultura Viva
Siga a Amunam nas
Redes Sociais
Amunam - Associação das Mulheres de Nazaré da Mata - CNPJ: 12.813.226/0001-90
Rua Cel. Manoel Inácio, 129, Centro - Nazaré da Mata-PE, CEP: 55800-000, Fone: (81)3633-1008
E-mail: amunam1988@gmail.com